quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Da Ásia ao Brasil: Qual mulher nunca se sentiu um pouco fora do Padrão?




Somos sempre chamadas de neuróticas  em relação a aparência, mas raramente se ver mulher feia em filmes, seriados, propagandas, em apresentação de programa, novelas e etc. Até mesmo no mundo plus size existe um padrão de moças acima do peso sim, porém com resto de boneca. Mas hoje resolvi falar de padrão de beleza, por que vi uma situação ridícula de violência (ética, moral, psicológica e de racismo também) contra mulher na internet (o caso está na justiça) e um dos tipos de mulher que foi ofendida foi a gorda.

Depois dos meus 08 anos de idade ganhei barriga que só foi crescendo e foi piorando na fase adulta. Hoje me vejo em um tratamento eficiente que está dando certo, mas é verdade que deu uma pausa de mais de 1 quinzena. É de enlouquecer “comer” remédios e folhas todos os dias, mas é ótimo vestir um número menor ou perceber que a calça está caindo.   Abrir o maravilhoso google/facebook e ver pulando sites de dietas como se realmente fosse tudo milagroso. Essa beleza de ter um tecido adiposo quase invisível leva tempo para conseguir e muita dedicação também.

Eu que amo novela asiática é um contraste a questão de padrão de beleza, primeiro por que eles têm técnicas e produtos para deixar a pele totalmente branca, além de não pegar sol. Quando o assunto é peso já vi em varias novelas (taiwanesa, japonesa e coreana) é um verdadeiro bullying, o personagem sempre se envergonha pelo seu peso e todos da novela encorajam a mesmo com todo potencia ficar “escondida” do mundo. Realmente não deve ser nada bom ser gorda Ásia.

As americanas investem em silicones nos seios, brasileiras na bunda e as asiáticas operam os olhos para ficar grande (geralmente como de boneca). As asiáticas desistem de casar para viver uma modernidade ou até mesmo a oportunidade de decidir a vida dela por ela; as americanas até casam, mas pagam as contas; e as brasileiras seja solteira ou casada trabalha como um burro de carga, se cobra aparência, sucesso e amor - e ainda sofre o risco de ser traída pela melhor amiga.


Da Ásia ao Brasil: Qual mulher nunca se sentiu um pouco fora do Padrão? Entre um lápis que quase fura os olhos, escovinhas (nesse calor tropical), saias curtas (no inverno congelante asiático) a mulher tenta acompanhar uma beleza full HD (perfeita). Mas quem repara na beleza de uma mulher quando ela está com filhos no colo, ela não é sexy, ela é uma mãe. Quem repara na beleza de uma mulher chorando, fazendo barraco, ali é sua fragilidade. Quem repara na beleza de uma mulher trabalhando cansada, com cólica, mas em pé, ali ela é uma mulher guerreira ou talvez determinada. Quem repara numa mulher rezando, ali ela está pra Deus. Então qual é a hora que nos reparam num ponto de ônibus voltando pra casa, numa foto na rede social (como se fosse uma celebridade). Ah! Quero ser a mais bela rezando, com filho no colo fazendo careta ou rindo, sendo amiga chorando ou gritando, por que não deixo de ser mulher com cabelo bagunçado.

E de vez em quando sempre surge no espelho “maldito” com a voz dizendo você está fora do padrão, nenhuma roupa presta e tantos outros pensamentos que nós mulheres sentimos sempre... Mas devemos fazer como no filme do Harry Potter em que ele pega a pedra filosofal e quebra o espelho. Bem no nosso caso não podemos quebrar o espelho, mas podemos silenciar a voz em nossas mentes e seguir em frente. Não é fácil mas uma vez que você passe ultrapasse a voz e vá além fisicamente (sair da frente do espelho, de casa e etc), o ar  muda.

Texto de Rani Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário