quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Memórias de Cosme e Damião




Rio de Janeiro uma cidade grande onde é quase impossível conhecer todos os vzinhos da rua que você mora. Muito menos então conhecer todos de um bairro.  Tinha uns 5 caminhos diferentes para voltar da escola para casa e não me lembro de ver nenhuma casa com portão aberto ou porta aberta.

 Mas no dia de Cosme e Damião 27 de setembro o bairro onde eu morava virava um lugar mágico. Várias casas estavam de portas abertas entregando doces, eram muitas crianças na rua, era uma alegria só, filas intermináveis para pegar sacolas de doces. E não era qualquer doce, eram doces de qualidade muito boa.

No meu dia a dia eu não comida açúcar branco por que naquela época minha mãe em casa tinha instituído a alimentação macrobiótica. E por conta disso se eu   comesse doce comum passava bem mal. Porém nessa data festiva eu comia os doces ali entregue na sacola e não passava mal.



 Ate às 17:00 horas quando ainda estava sol , você tinha entrega de doce. Lembro que as mães comentavam os lugares uma com as outras falando aonde estava sendo entregue as sacolinhas e claro falando da qualidade.Era um dia especial que você andava o dia todo e não sentia  a perna doer, nem mesmo calor. Posso dizer que era um dia “mágico”.
Tinha quem desse lindas festas particular em homenagem a Cosme e Damião, era uma festa linda colorida, também recheada de doces.  Também tinham pessoas que além dos doces davam brinquedos.

E uma regra fundamental era só criança podia receber os brinquedos e ou as sacolinhas de doces. 

Em especial lembro que  o doce lá em casa não saia fácil por que não era todos os tipos de doces que gostávamos mas isso não era problema. Após separarmos o que gostávamos e também em termo de quantidade  que era muito doce, dividíamos e lembro que minha mãe dava doces para alguns vizinhos que só tinha adolescente em casa. Se bem que o adolescente daquela época eram mais tranqüilos e relativamente mais infantis  em outras palavras alguns deles entravam nas filas para ganhar doce. Mas nem sempre recebia.

Consigo sentir até o cheiro daqueles doces todos e consigo sentir aquela energia tão boa que era naquele dia e nos dias seguintes. Era como se fosse um êxtase coletivo.

Depois do Rio de Janeiro , morei no Espírito Santo e atualmente moro na Bahia. No Espírito Santo não tinha nada e na Bahia (Extremo Sul) pelo menos aqui onde eu moro também não vi nada acontecer ontem no dia católico e nem rumores de hoje que comemora-se pela religião Afro-Brasileira Cosme e Damião. Mas uma coisa é certa um dia quando eu tiver filhos quero levá-los pelo menos uma vez no RJ para que eles possam viver o momento mágico de Cosme e Damião de forma bem carioca.

Memórias de Rani Mendes Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário